Nos dias de hoje foram desenvolvidas diversas atividades que auxiliam no condicionamento físico, para os públicos mais diversificados, com os mais diversos gostos. E uma dessas atividades é o Crossfut, que tem como proposta unir exercícios físicos com os fundamentos do futebol.
Os treinos são baseados nos treinamentos dos times de futebol, se utilizando de bola (evidente), cones, gol em miniaturas, pesos, elásticos de resistência, anilhas, entre outros acessórios. São grupos pequenos, geralmente até 8 pessoas e com duração de 45 a 60 minutos. É um treino com ritmo intenso, em que os participantes perdem cerca de 1200 calorias por treino.
Nesse treino são praticados vários movimentos como:
– Aquecimento cardiovascular
– Corridas com chutes
– Subidas de escadas
– Agachamentos
– Abdominais
– Pular corda
– Elevação de joelhos
-Etc.
O Crossfut apresenta alguns diferenciais, como a possibilidade de treino em espaços abertos, ser uma atividade intensa e dinâmica, o que não deixa o treino monótono, além de trabalhar aspectos que, por exemplo, uma academia de musculação em geral não trabalha, como impulsão, equilíbrio e velocidade.
Por ser uma modalidade que trabalha o corpo inteiro com exercícios aeróbicos, os adeptos podem esperar como resultado:
– Aumento da força física;
– Definição corporal;
– Perda de peso;
– Baixo risco de impacto;
– Melhoria no desempenho, no caso dos praticantes da modalidade Futebol
O caráter amplo desta atividade traz benefícios em vários aspectos do organismo, como o coração, pressão arterial e o nível de glicose. Além disso, como várias atividades de intensidade liberam hormônios que trazem aos praticantes uma ótima sensação de bem estar.
É interessante registrar que, apesar de ser um treino baseado no futebol, esporte predominantemente masculino, seu público é formado por cerca de 75% de praticantes do sexo feminino.
As limitações de idade tampouco existem, assim como as de objetivos. Atletas de alto rendimento e pessoas portadoras de paralisia cerebral já adotaram o Crossfut como sua atividade física. Tendo condições razoáveis de saúde, qualquer pessoa pode praticar. Em muitos casos, os treinos podem ser adaptados a pessoas que possuem algum tipo de limitação. Evidentemente, pessoas que possuem restrições médicas, deve consultar um profissional antes de iniciar a atividade (na verdade, qualquer atividade física).
A prática do Crossfut é bastante democrática quanto ao ambiente adequado. Ela pode ser feita em locais tradicionais, como as academias, porém vem sendo mais realizada em espaços abertos, como parques e praças por exemplo, permitindo aos praticantes um maior contato com a natureza – o que é um ponto motivador e positivo para o sucesso. Inclusive o ambiente de casa permite sua prática, uma vez que a estrutura necessária é bastante simples.
Seja o primeiro a comentar!