O excesso de gordura em qualquer parte do corpo é prejudicial à nossa saúde. Porém o excesso de gordura localizada na região do abdome apresenta um risco ainda maior ao nosso organismo porque, em muitos casos, ela é do tipo visceral (uma gordura mais profunda, que fica ao redor dos órgãos) que libera substâncias tóxicas capazes de causar inflamações e problemas digestivos.
Alguns perigos são associados à gordura abdominal como infarto do miocárdio, AVC, diabetes, hipertensão, entre outros.
Abaixo relacionamos algumas dicas que ajudam a diminuir a gordura abdominal.
Trocar alimentos à base de farinha branca por alimentos integrais. A farinha branca dos pães e massas tem absorção rápida e aumenta a produção de açúcar, que é estocada em gordura no corpo. Massas integrais têm fibras que regulam o intestino, são absorvidas lentamente, produzem menos açúcar e eliminam gordura. Outra idéia é incluir proteínas (como ovo) no café da manhã.
Consumir proteínas. Capriche nas porções de proteína, como carnes brancas e ovos. Ela dá saciedade e ajuda a emagrecer sem flacidez. Só modere a carne vermelha, que tranca o intestino e forma gases, aumentando a barriga.
Procurar consumir alimentos que desincham. Alimentos diuréticos como o suco verde e frutas, como o abacaxi e o melão, ajudam a eliminar toxinas pela urina. Alguns tipos de chá, como o chá verde, são desintoxicantes e ajudam no processo de desinchaço. Sucos com hortelã, agrião, espinafre e couve (vegetais verde escuros), também tem essa função.
Fazer uso de alimentos que ajudam o bom funcionamento do intestino. Alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja devem ser incluídos no cardápio. São fontes de magnésio, que ajudam nos movimentos intestinais. Óleos de coco e de nozes, a linhaça e o gergelim dão saciedade, fornecem ômega 3, a gordura boa que regula o intestino.
Estar sempre hidratado. Beber água com frequência mantém o corpo hidratado, ajudando no bom funcionamento do organismo, principalmente do intestino, diminuindo o volume da barriga. Mas nunca tome água (ou qualquer outro líquido) durante as refeições. Com a comida, os líquidos dilatam o estômago, o que faz você ter vontade de preencher o espaço vazio depois. O ideal é beber água ou sucos naturais sempre uma hora antes das refeições.
Exercícios Físicos Exercícios aeróbicos como caminhar, correr ou andar de bicicleta são excelentes para diminuir a barriga e eliminar gorduras localizadas. O ideal é exercitar-se 40 minutos por dia, quatro vezes por semana. E vale investir em abdominais. Três vezes por semana, faça três séries de 20 repetições. São os mais eficientes.
Seja o primeiro a comentar!