O que é? Como começar?
O jejum intermitente é uma estratégia utilizada por quem pretende emagrecer diminuindo o percentual de gordura no corpo de maneira eficaz e consistente. Ele consiste, em alguns dias da semana, a pessoa ficar um período (pelo menos 12 horas) sem ingerir alimentos, apenas líquidos (água de preferência), não sendo permitido bebidas contendo açúcar, como refrigerante e sucos.
Como toda estratégia de emagrecimento, o intuito é aumentar o déficit calórico. O déficit calórico consiste em queimar mais calorias do que o consumido. Para isso podemos ir em duas direções: aumentar a queima de calorias (fazendo atividade física) ou diminuindo o consumo calórico. O jejum intermitente proporciona uma redução no consumo calórico diário, evitando assim o acumulo de reserva calórica em forma de gordura e ainda ajudando na queima das reservas calóricas, proporcionando os resultados desejados.
Apesar de ser um método utilizado mundialmente muitas pessoas ainda ficam em dúvida na eficácia desta estratégia. Mas como em toda a estratégia de emagrecimento, como dietas e atividades físicas, é preciso disciplina e consistência para que os resultados apareçam. E, de fato, para algumas pessoas pode parecer difícil principalmente no início, uma vez que o corpo está acostumado ao abastecimento calórico constante. Mas se a estratégia for seguida de forma correta, a pessoa pode perceber resultados a curto prazo.
Mas não se preocupe. Se adotado uma estratégia adequada o processo pode ser bem mais fácil do que muitas dietas disponíveis por aí. É só questão de começar com metas fáceis de serem atingidas. Um exemplo, é começar com o jejum de 12 horas. Ouvindo assim, pode parecer difícil, mas não é. Você pode, por exemplo jantar por volta das 19:30hrs, o que significa que por volta das 20hrs já terminou a refeição. Até dormir, você pode tomar água a vontade ou utilizar diversos tipos de chás (muitos inclusive têm propriedades que ajudam a diminuir a retenção de líquidos, por exemplo) até a hora de dormir. Sempre lembrando que os chás não devem ser adoçados. Ao acordar, continuar o processo até 8hrs da manhã, e nesse horário tomar o café da manhã normalmente.
Depois de um tempo, pode-se pular o café da manhã, indo almoçar ao meio dia, estendendo o jejum para 16 horas.
A partir daí, conforme o corpo for se acostumando, pode ir para metas mais agressivas. O importante é manter a consistência e encarar o processo como uma maratona, e não como uma corrida de 100 metros rasos.
Existem diversos guias que ensinam como realizar corretamente o protocolo de jejum intermitente.
Deixamos no link abaixo um dos produtos disponíveis no mercado:
Jejum Intermitente – O Guia Definitivo: https://bit.ly/2Y2msgW
Seja o primeiro a comentar!